Carlos Castaneda ou
Carlos Aranha Castaneda (segundo revista Time,
Cajamarca,
25 de dezembro de
1925 —
Los Angeles,
27 de abril de
1998 foi um
escritor e
antropólogo formado pela
Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA); notabilizou-se após a publicação, em
1968, de sua dissertação de mestrado intitulada
The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge, lançado no Brasil como
A Erva do Diabo.
 |
Carlos Castaneda |
Vida e Obra
Antes de mais nada, é preciso dizer, que Carlos Castaneda é um
escritor impecável, que descreve de maneira muito competente, um enredo
transcendental que se passa desde que encontrou um velho índio durante
seu doutorado em antropologia. Em 1973 revê os conceitos apresentados na
primeira obra em uma versão de sua tese de
Phd intitulada
Journey to Ixtlan - Lessons of Don Juan
(Viagem a Ixtlan). Sua obra consiste em onze livros autobiográficos nos
quais relata experiências decorrentes de sua associação com o
bruxo conhecido por
Don Juan Matus, índio da tribo
Yaquis do deserto de
Sonora, no
México. Um 13° livro chamado
Magical Passes (
Passes Mágicos)
foi lançado, mas destoa do conjunto da obra, se aproximando mais de um
manual prático de aplicação de exercícios corporais de Eduacação Física.
A Erva do Diabo, seu primeiro livro, também tese de mestrado, tornou-se um
best-seller entre os jovens do
movimento hippie e da contracultura, que rapidamente elegeram Castaneda um
guru
da nova era e formaram legiões de admiradores que queriam, por conta
própria, reviver as experiências descritas no livro. Também era bastante
relevada no meio acadêmico, sobretudo porque, em seu princípio,
tratava-se de uma obra de cunho científico e despertara o interesses de
jovens. Muitos o criticaram, pois isto, supostamente apenas atraia
jovens para o mundo das drogas e do crime. Uma história curiosa ocorreu
nos
EUA
após a publicação do livro, um grupo de jovens invadiu uma tribo
indigena e roubou sacos com aproximadamente 20kg cada para vender. Os
relatos, nunca confirmados, levaram as autoridades uma série de dúvidas
referentes ao livro, chegando a ser proibido no
Brasil,
Uma controvérsia se formou em torno de sua figura tanto por parte de
admiradores, que queriam encontrar Don Juan pessoalmente e de alguma
forma fazer parte do processo de aprendizado, quanto de céticos, que
queriam encontrar motivos para desacreditá-lo academicamente,
argumentando que o testemunho fornecido em seus escritos era ficional e
apontando a escassez de fontes documentais sobre sua pesquisa de campo
junto ao mestre indígena. Castaneda foi procurado pela policia durante a
ditadura militar e seus livros foram banidos de entrar no Brasil pelo
Governo Federal por acreditarem que o livro dava incentivo aos jovens do
do movimento hippie ao uso de drogas, neste caso o cactus
Peiote descrito no livro "
A Erva do Diabo"
Em 1973, no auge de sua fama, a conhecida revista norte-americana
TIME
publicou uma extensa matéria de capa sobre o autor. Esta só foi
conseguida depois de muita insistência junto aos agentes literários do
autor que, inclusive, imploraram para Castaneda posar para fotos em
ângulos parciais, o que sempre evitava a todo custo. A abrangente
matéria notabilizou-se por publicar o resultado de uma suposta
investigação envolvendo a biografia de Castaneda antes da fama, e tinha
entre seus objetivos implícitos e explícitos, o propósito de retratá-lo
como um mentiroso. A reportagem alega que Castaneda era
peruano, nascido na andina cidade de
Cajamarca, cuja origem remonta ao
império inca.
A reportagem cita amigos da terra natal e mesmo uma irmã de Castaneda
falando sobre traços da personalidade de Castaneda, como alguém dono de
imaginação fértil e entregue ao vício do jogo e das Drogas. Segundo ela,
Castaneda seria filho de um relojoeiro e teria nascido no ano de 1925.
Aos 24 anos, em 1951, teria decidido imigrar para os EUA após a
traumática morte da mãe, assassinada por seu pai e assistida por
Casataneda em seus seis anos de vida. No livro de entrevistas
Conversando com Carlos Castaneda, da jornalista Carmina Fort, Castaneda,
décadas depois, lamenta a decisão da TIME de publicar estes dados, que
teriam sido inseridos porque ela "precisava de uma história". O autor
ironiza o esforço da matéria em situar sua ascendência junto a índios
sul-americanos.
Segundo o próprio Castaneda, ele teria nascido no
Brasil, em 1935, no extinto município de
Juquerimã, hoje
Mairiporã,
1 acidentalmente, no meio de uma família conhecida. Um parente - pelo lado paterno - era o diplomata brasileiro
Oswaldo Aranha,
famoso pela sua notável participação internacional durante a Segunda
Guerra mundial. Seu pai, posteriormente um professor de literatura,
tinha apenas 17 anos, e sua mãe, 15. Após a morte de sua mãe, quando
tinha 6 anos, sua criação ficou a cargo dos avós maternos, pequenos
proprietários rurais de uma granja e cultivadores de Cana-de-açucar.
Episódios da sua infância no interior de
São Paulo são descritos primeiramente em
Viagem a Ixtlan e com mais detalhes em seu último livro,
O Lado Ativo do Infinito.
Semi-abandonado pelo pai, o autor guardou mágoa em relação a ele
durante toda a vida, retratando-o algumas vezes como um homem fraco e
sem propósito. Em um dos seminários que deu no final da vida, afirma que
o pai havia se casado de novo e tido uma outra filha, e possuía uma
grande biblioteca, tendo se tornado um notável leitor. O jovem Castaneda
foi enviado para um importante colégio de
Buenos Aires,
o Nicolas Avellaneda, onde permaneceu até os 15 anos estudando e onde
provavelmente aprendeu o espanhol que mais tarde viria exercitar no
México.
Tornando-se um problema para a família pelo seu comportamento
revoltoso, Oswaldo Aranha, seu tio famoso e patriarca da família, teria
intercedido para que ele arrumasse um lar adotivo em
Los Angeles, Califórnia, em 1951. Depois de se formar na Hollywood High School, tentou cursar
Belas Artes em
Milão, na
Itália, mas abandonou o curso por falta de afinidade, voltando então para os
EUA e matriculando-se no curso de
Psicologia Social da
UCLA, escolha que seria alterada posteriormente ao mudar o curso para
antropologia.
Como relata em entrevista para
Sam Keen, pensando em ir para o curso de antropologia, buscava a publicação de um
paper para dar início à carreira acadêmica. Havia lido e escrito um pequeno ensaio sobre o livro de
Aldous Huxley,
As Portas da Percepção, que havia celebrizado no mundo ocidental os efeitos psicotrópicos da
mescalina,
alcalóide alucinógeno presente em grandes quantidades no botão do cacto de
peiote,
que era usado de forma ritual por vários povos indígenas americanos.
Pesquisou o tema das plantas medicinais em livros como o de Weston La
Barre,
O ritual do peiote e partiu para o trabalho de campo no sudoesta da
Califórnia. Foi então para o estado de
Arizona, onde conheceu o índio
bruxo
conhecido como Don Juan Del Peiote. Este viria a ser seu guia, e é
personagem central nos livros autobiográficos que escreveu. O encontro
com o índio foi um episódio marcante, que é recontado várias vezes na
sua obra. Numa estação rodoviária, indicado por um colega da faculdade,
Castaneda aproximou-se e apresentou-se como especialista em peiote,
convidando o índio a lhe conceder entrevista. Como não sabia
virtualmente nada a respeito do cacto, segundo relata, Don Juan teria
captado sua mentira e devolvido-a com um olhar. Este olhar foi bastante
significativo, pois Castaneda, normalmente um homem falante e
extrovertido, ficou sem ação e tímido ao ser perscrutado. Nas
explanações posteriores, diz que Don Juan o havia capturado com o olhar
mostrando-lhe o
nagual,
pois havia percebido que Castaneda poderia ser o homem que ele
procurava para lhe passar seu conhecimento. Depois de mais alguns
encontros, Don Juan lhe anuncia sua decisão e decide levá-lo a
experimentar as plantas medicinais que Castaneda tanto pedia.
Aos poucos o jovem ocidental e acadêmico foi sendo posto ao encontro
de experiências cognitivas que desafiavam o poder de explicação de sua
razão, sendo forçado finalmente a mudar toda a sua concepção de mundo em
prol das novas explicações que o mestre lhe fornecia e que ia
compreendendo, gradualmente. Como explica no sexto livro,
O Presente da Águia,
o sistema de interpretações e crenças que se dispôs a estudar terminou
por engalfinhá-lo, ao se revelar tão ou mais complexo que o sistema
"ocidental" de interpretações do mundo. Este é um ponto chave da obra,
antes inédito na antropologia e uma das fontes das acusações difamadoras
que foi recebendo aos poucos. Pela primeira vez um estudioso e
intelectual ocidental admitia a inoperância das suas ferramentas
teóricas para classificar o objeto de estudo. O jovem ocidental viu-se
forçado a admitir sua fraqueza e sua vida desordenada e vazia e um
indígena aparecia como um "caçador e um guerreiro", dono de um propósito
inabalável e capaz de manipular e influenciar profundamente sua
percepção e visão de mundo.
Em junho de 1998, foi divulgada, muito discretamente, a notícia da
morte de Carlos Castaneda, ocorrida supostamente dois meses antes, em
função de um câncer no esofago.
Discipulas de Castaneda: Florinda Dorner Grall, Taisha Abelar, Carol Tiggs.
Livros
- A Erva do Diabo (The Teachings of Don Juan: A Yaqui Way of Knowledge - 1968)
EDIÇÕES EM INGLÊS (INCLUINDO A PRIMEIRA EDIÇÃO)
 |
The teachings of Don Juan. 1 ed. 1968 |
Castaneda, Carlos. THE TEACHINGS OF DON JUAN. A
Yaqui Way of Knowledge. Inscribed. Berkeley: University of California
Press, 1968. True First Edition of the Author's first book. 8vo, (xii),
196pp. Publisher's medium gray cloth covered boards lettered in gold,
green endpapers. Elegantly inscribed in blue fountain pen on the
dedication page: "With all the best, Carlos Castaneda". True First
edition of Castaneda's very scarce first book & the first book in
the Don Juan series. Issued in a small edition [likely 750 - 1250
copies] by a university press, the book was well-read on campus &
copies of this, the true 1st [not to be confused with the later Simon
& Schuster, 1973 printing] are difficult to find in collectible
condition. A seminal 60's book of some great counter-cultural
significance through which Don Juan's perception & mastery of
"nonordinary reality" opened up the mind of an era to the possibilities
of a more mystical & magical existence, linking various themes of
spirituality, drugs & metaphysics
 |
The teaching of Don Juan. Edição comemorativa de 30 anos da 1 edição. 1998 |
_______________
EDIÇÕES EM ESPANHOL (Las enseñanzas de Don Juan)
 |
Las ensenasas de Don Juan. 1 ed. espanhol. 1974 |
Fondo de Cultura Economica, Mexico
,
1974.First edition in Spanish. Translation by Juan
Tovar. Introduction by Octavo Paz. Fine in fine dustwrapper. The first
book in this series, published six years earlier in English by the
University of California.
______________________________
EDIÇÕES BRASILEIRA
 |
Adicionar legenda |
 |
Adicionar legenda |
 |
Adicionar legenda |
 |
Adicionar legenda |
 |
Adicionar legenda |
 |
Adicionar legenda |
 |
Adicionar legenda |
- Uma Estranha Realidade (A Separate Reality: Further Conversations with Don Juan - 1971)
- Viagem a Ixtlan (Journey to Ixtlan: The Lessons of Don Juan -
1972) - Esse livro foi a tese de PhD de Castaneda na UCLA em 1973 com o
título: "Sorcery: A Description of the World"
- Porta Para o Infinito (Tales of Power - 1975)
- O Segundo Círculo do Poder (The Second Ring of Power - 1977)
- O Presente da Águia (The Eagle's Gift - 1981)
- O Fogo Interior (The Fire from Within - 1984)
- O Poder do Silêncio (The Power of Silence: Further Lessons of Don Juan - 1987)
- A Arte do Sonhar (The Art of Dreaming - 1993)
- Readers of Infinity: A Journal of Applied Hermeneutics - 1996 - Diários do trabalho de Castaneda com suas discípulas ainda não traduzido.
- Passes Mágicos (Magical Passes: The Practical Wisdom of the Shamans of Ancient Mexico - 1998)
- O Lado Ativo do Infinito (The Active Side of Infinity - 1999)
- Roda do Tempo (The Wheel Of Time : The Shamans Of Mexico - 2000) - uma antologia de citações comentadas.
Outros autores
- Conversando com Carlos Castaneda (Carmina Fort)
- Os Ensinamentos de Don Carlos (Víctor Sánchez)
- Sonhos Lúcidos: uma iniciação ao mundo dos feiticeiros (Florinda Donner)
- Castañeda em O Caminho do Nagual - (Roberto Carriconde)
- Encontros com o Nagual - (Armando Torres)
- Travessia das Feiticeiras - (Taisha Abelar)
- Aprendiz de Feiticeiro: minha vida com Carlos Castaneda - (Amy Wallace)
- Pelo Caminho do Guerreiro - (Ana Catan)
- O Dominio da Consciência - Compilação dos Ensinamentos de Juan
Matus, apresentados por Carlos Castañeda em seus doze livros. -
(Flórion)
- Carlos Castaneda e a Fenda entre os Mundos - Vislumbres da Filosofia Ānahuacah no Século XXI (Luis Carlos de Morais Junior)
- O xamanismo de Carlos Castaneda: apropriação, ruptura ou continuidade? (Nelson Neraiel) Bia Labate Julho 2011
- Entrevista Revista Time, de março de 1973, capa
Fonte: Wikipedia
 |
Adicionar legenda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário