sábado, 25 de março de 2017

A LIBERDADE DE NAVEGAÇÃO NO AMAZONAS: RELAÇÕES ENTRE O IMPÉRIO E OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Como indica seu subtítulo – Relações entre o Império e os Estados Unidos da América - a obra aborda o papel crucial desempenhado por aquela nação no longo processo de abertura do Rio Amazonas à navegação internacional, decretado em 1866. Considerando os aspectos diplomáticos, políticos e jurídicos, e com base em farta documentação, são historiados os conflitos que a questão suscitou entre o Brasil e outras nações, capitaneadas pelos EUA.







MEDEIROS, FERNANDO  SABOIA de MEDEIROS. A liberdade de navegação no Amazonas: relações entre o Império e os Estados Unidos da América.  São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.  Brasiliana, v. 122. 1 ed. 303 p.





Resultado de imagem para A Liberdade De Navegacao Do Amazonas
1 ed.







Resultado de imagem para A Liberdade De Navegacao Do Amazonas

MEDEIROS, FERNANDO  SABÓIA de MEDEIROS. A liberdade de navegação no Amazonas: relações entre o Império e os Estados Unidos da América.  Biblioteca do Exército. São Paulo. Coleção General Benício, v. 505. 2014. 2 ed. 238 p.






3 comentários:

  1. A navegação a vapor pelo Amazonas foi primordial para o desenvolvimento e posterior fortalecimento do estado brasileiro. Isto porque ainda restavam dúvidas da real importância da região amazônica no contexto do próprio território do Brasil imperial. O temor existente era o de que o rio Amazonas poderia até mesmo servir como acesso à quebra da soberania imperial, pelos países vizinhos, por onde o rio também passava. Essas nações ribeirinhas, incentivadas pelos Estados Unidos, reivindicavam o direito de poder navegar ao longo de toda a calha do rio com o objetivo de escoar seus produtos ou mesmo serem abastecidas por outras nações, sejam europeias ou o próprio USA. Dessa maneira, tornaram-se necessárias medidas políticas que de certa forma protegessem a possibilidade concreta de ameaça à soberania do estado brasileiro nos meados do século XIX.

    ResponderExcluir
  2. Caro Grato pelo comentário, em continuação a esta publicações sobre a navegação no Amazonas, fiz uma postagaem sobre o livro do Herndon (Exploration of the the valley of the Amazon - 1851 - 1852) que pelo que tenho lido, esta expedição, reforçou as "exigências" americanas da liberdade de navegação no Amazonas ..

    ResponderExcluir
  3. The ion titanium hair color and hue of Bellagio.
    The ion titanium eyeglass frames titanium hair color and hue of Bellagio. Our signature cocktails range titanium cost in red, blue, yellow, or red. titanium quartz The red nano titanium by babyliss pro bellagio titanium rings cocktails range

    ResponderExcluir