quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LOU CARRIGAN - BRIGITTE MONTFORT

LOU CARRIGAN - BRIGITTE MONTFORT

Uma  grande série de livros escritos pelo escritor espanhol, Antônio Vera Ramírez, sob o pseudônimo de  Lou Carrigan


foram publicados no Brasil nas décadas de 60, 70, 80 até o inicio dos anos 90 pela Editora Monterrey (Rio de Janeiro). Mais de quinhentos volumes originais tinham a espiã Brigitte Montfort como protagonista. As capas destes livros (denominados - livros de bolso ou bolsilivros) foram ilustradas por José Luiz Benício da Fonseca, conhecido simplesmente como Benício.


Este livros foram publicados em três séries:
ZZ7 Série Vermelha;  ZZ7 Série Azul e ZZ7 Série Verde. As séries Azul e Verde são reedições da série vermelha. Sendo que na verde mais de um volume da serie vermelha foram publicados num único volume. Foi também publicada uma serie ZZ7 Preta que são alguns volumes selecionados.

O escritor Lou Carrigan me enviou uma listagem completa dos exemplares e vou postar brevemente aqui. Assim como as capas dos exemplares que for conseguindo.



O blog do Moziel tem informações interessantes sobre as publicações da "mãe da Brigitte" que  era a espiã Giselle Montfort e teve quatro livros publicados. Em quase todos os volumes  Brigitte é chamada de "Baby" a filha de Giselle.

Blodega

Nos quatro livros com as histórias da mãe de Brigitte (a espiã Giselle Montford - A espiã nua que abalou Paris), não consta o autor, fazendo parecer as próprias memorias da Giselle. As estorias foram escritas pelo famoso e polêmico jornalista David Nasser. Foram originalmente publicadas na forma de folhetim-thriller diariamente  no jornal Diário da Noite (Rio de Janeiro)  no ano de 1948. O livro Chatô - o rei do Brasil (Fernando de Morais, Companhia das Letras, SP - 1994) relata a história e conta detalhes interessantes. Como Nasser nunca tinha estado em Paris o amigo e fotografo francês Manson lhe descrevia detalhes da capital francesa para o episodio. Há outros detalhes muito engrançados no livro de como Nasser ameaçou "matar Giselle" para receber os salários atrasados de Chateubriand.

Estes quatros livros tiveram varias edições, sendo a primeira em 1952. A editora Monterrey relançou a série em 1964, 1967, 1982. Há uma outra postagem específica sobre os quatro volumes da serie Giselle - a espiã que abalou Paris.




Abaixo algumas das capas das séries ZZ7 vermelha, azul e verde. Em breve irei ampliar a coleção de capas e informações sobre as edições da Monterrey de Lou Carrrigan em que Brigitte Montfort é a protagonista.











































Exército Secreto. Ed. Monterrey. 1975.  128 p. ZZ7 - SA, v.314

Na casa do Presidente. 1975.  128 p. ZZ7 - SV,  v.314

15 comentários:

  1. Obrigado pelas informações sobre esses livros que fizeram parte da minha vida. Muitos anos atrás (1980, eu tinha uns 15 anos),e toda semana eu ia nas bancas atrás desses livros de bolso e adorava ler as aventuras da Brigitte. Muita saudade daquela época, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, como eu queria reencontrar algum luigar onde pudesse comprar novamentes estes livrosss...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola Antonio, concordo plenamente com seu saudosismo.

    Sds

    Stanislaws

    ResponderExcluir
  5. Tenho alguns exemplares desses livros e pretendo vende-los, embora não saber quanto possa valer.

    ResponderExcluir
  6. Ola Waldomiro, o preço varia muito com o estado do livro e a raridade (os primeiro numeros são mais raros). Livro não tem muita liquidez na venda. Seu email ficará aqui se aparecer algum interessado poderá lhe contatar. Voce pode dar uma olhada no preços em alguns exemplares que estão a venda no site da Estante Virtual, Mercado Livre ...

    Boas vendas

    Stanislaws

    ResponderExcluir
  7. Brigitte Monfort faz parte da minha adolescência, sonhava com ela. Não entendo porque, ainda, não fizeram uma série de filmes com a mas BELA e LETAL espiã de que se tem notícia. Uma pena !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola João Carlos,

      No site do Lou Carrigan, tem umas noticias sobre uma negociação que não foi para frente com as filmadoras americanas. Aqui no Brasil a iniciativa que conheço e o documentario: -
      O ENCONTRO DE BENÍCIO COM BRIGITTE MONTFORT. No qual a Brigitte seria (foi ?) a atriz Sandra Garcia.
      Mas nunca consegui descobrir se este documentario realmente foi feito. Se alguém tiver noticias sobre ele post aqui no Blog.

      Sds

      Stanislaws

      Excluir
  8. Que agradável surpresa achar esse espaço tão especial, de livros que fizeram parte da minha vida. Eu tive quase toda coleção da Brigitte e os livros raros da Giselle. Que saudades! Bem escritos, bem formulados, estilo leve, claro, envolvente de Lou Carrigan...Muito aprendi com essas leituras! Será que existe algum e-book desses livros prá matar a saudade??

    ResponderExcluir
  9. Ola Everli,

    Veja no site do Lou Carrigan. Ele tem um esquema de print on demand com uma empresa que se chama Lulu, eu nunca utilizei. Mas você poderá quiça ler os originais.

    http://www.loucarrigan.com/

    ResponderExcluir
  10. Tenho coleção quase completazz7.fbi.se alguém tiver interesse.tonivarelafilho@gmail.com
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de aproximadamente, 80 livros zz7 para completar uma coleção.

      Excluir
    2. Preciso de aproximadamente, 80 livros zz7 para completar uma coleção.

      Excluir
  11. ¡Estupendo blog! ¿Se podría saber si la ilustración de tapa del libro "Controle Remoto" es de Benicio? ¿O tal vez sea otro el artista? Agradeceré esa información.

    ResponderExcluir