domingo, 13 de março de 2011

GISELLE MONTFORT - A ESPIÃ NUA QUE ABALOU PARIS

A espiã Giselle Montfort foi criada pelo jornalista David Nasser no ano de 1948 e publicada originalmente no Diário da Noite na forma de capítulos seriados (56 capítulos). As histórias foram depois publicadas em quatro volumes cuja primeira edicão foi publicada em 1952 pela Editora Distribuidora Edições do Povo. Estes quatro volumes foram publicados posteriormente pela Editora Monterrey em Março de 1964 em Dezembro de 1967 e também numa edição da série ZZ7 Azul. A autora nestes volumes aparece como sendo a própria Giselle Montfort (memórias secretas ilustradas), inclusive com  título original em francês e o tradutor (sic !!!). Com o sucesso deste livro a Editora Monterrey continuou a publicação agora com os livros da espiã Brigitte Montfort (a filha de Giselle). A lista dos volumes da historia de Brigitte Montford  esta sendo descrita numa outra postagem deste blog
Brigitte Montfort - Todos os volumes


Propaganda dos livros de Giselle Montfort em 1982


Esta postagem visa divulgar as diferentes edições destes raros exemplares.



Coleção dos quatros volumes de Giselle a espião que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey

Giselle a espião nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1982 - Rio de Janeiro. V. 1
Giselle a espião nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1982 - Rio de Janeiro. V.3
Giselle a espião nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1982 - Rio de Janeiro. V. 3



Giselle a espião nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1982 - Rio de Janeiro. V.4






Giselle a espião nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1964 - Rio de Janeiro. V.1



Giselle a espiã nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1964 - Rio de Janeiro. V.3




Giselle a espiã nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1967 - Rio de Janeiro. V.1

Giselle a espiã nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1967 - Rio de Janeiro. V.2

Giselle a espiã nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1967 - Rio de Janeiro. V.3

Giselle a espiã nua que abalou Paris - David Nasser. Ed. Monterrey. 1967 - Rio de Janeiro. V.4




Neste volume aparece o título do original francês -  Mon corps, nu pour la France e o tradutor - Pierre Maufrais. Uma "brincadeira" de David Nasser com ajuda do fotografo Masson.


Giselle. Memórias secretas. 1v. Série ZZ7 Azul

29 comentários:

  1. Hi,

    that is great post ! Congratulations

    Rod Gray Fan

    ResponderExcluir
  2. Cara, fui leitor assiduo tanto de Brigitte quanto de Giselle Monfort e os bolsilivros editados não eram de autoria do David Nasser. Seu autor era o, então conhecido, Lou Carrigan. Duvido que o David Nasser o tenha plagiado.

    ResponderExcluir
  3. Carissimo Altamirando,

    Obrigado pelo comentario. O David Nasser escreveu apenas os tres primeiros livros da Giselle Monfort. O escritor espanhol, Antônio Vera Ramírez, que assina ainda pseudônimo de Lou Carrigan, escreveu os outros aproximadamente 500 exemplares com a personagem Brigitte (criada como a filha de Giselle). Veja nas postagens os links para historia deste livros. Inclusive na propria pagina de Lou Carrigan que ainda é vivo !

    Saudações bibliofilas

    Stanislaws

    ResponderExcluir
  4. gostaria de adquirir os exemplares disponiveis. como fazer?

    ResponderExcluir
  5. Cara Teresa 58

    Voce pode encontrar exemplares em sebos virtuais como a estante virtual, mercado livre, A traça. Eu não comercializo somente coleciono.

    Boas compras

    Stanislaws Booker

    ResponderExcluir
  6. Como faço pra comprar os livros da Giselle? Quem souber me informe.
    Grato.
    Joadir
    joadir10@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joandir. Os livros da Giselle já podem ser considerados raros, ou mesmo raríssimos dependendo da edição (1 edição por exemplo e raríssima !).

      No Mercado Livre e Estante Virtual as vezes aparece algum exemplar para vender. Voce pode programa em ambos portais um sistema de alerta para ser avisado quando algum livreiro / sebista colocar um exemplar a venda

      Boa Leitura

      Stanislaws

      Excluir
  7. Caro Joandir,

    Os livros da Giselle acredito que já podem ser considerados raros, ou mesmo rarissimos dependendo da edição. No Mercado Livre e Estante Virtual as vezes aparece algum exemplar para vender. No momento tem os volumes 1,3 e 4 por R$ 17,00 cada. Este preço tá razoavel para a raridade que esta edições tem se tornado.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217646403-giselle-1-volume-giselle-montfort-editora-monterrey-_JM

    Boa leitura

    Stanislaws

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria muito de comprar este livro quem souber por favor avisar no e mail teverpassar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Cara Gisele. Os livros da Giselle já podem ser considerados raros, ou mesmo raríssimos dependendo da edição (1 edição por exemplo e raríssima !).

    No Mercado Livre e Estante Virtual as vezes aparece algum exemplar para vender.

    Boa Leitura

    Stanislaws

    ResponderExcluir
  10. Caro Stanislaws, fiquei muito curiosa em conhecer as histórias da Giselle Monfort. Qdo eu era adolescente, conheci um senhor, que toda vez que ele me via, dizia: "Giselle, a espiã nua que abalou Paris" e ele me perguntava se eu conhecia a história, e eu disse que não. Nem nunca imaginei que existissem. Pois bem, anos se passaram e procurei conhecer um pouco desses lindos episódios que pelo que vi, acabaram qdo nasci. Gostei muito. É interessante. Gostaria de comprar um dia um exemplar. Tenho um livro chamado Giselle, A amante do inquisidor, de Mônica de Castro, ditado por Leonel. Pelo que vejo, as "Giselles" do passado eram terríveis !!! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. À propósito,
    meu nome é Giselle Barros. O livro da Mônica de Castro é um livro espírita. Grande abraço.

    Giselle B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Giselle

      Acho que as Giselles do presente também são terríveis. Veja nossa conterrânea no mundo da moda ... e todo o sucesso com o L só ! Este nome é poderoso. Veja no site da Estante virtual e do mercado livre... de vez em quando aparecem algum exemplar para a venda.

      Saudações

      Stanislaws

      Excluir
  12. obrigado peo criar essa personagem, pois atraves dela foi escolhido meu nome, no qual tenho grande admiracao poe ele e um nome forte com persanalidade. 'GISELLE"simples assim.

    ResponderExcluir
  13. Cara Giselle, fico pensando em quantas Giselles o nome foi inspirada nesta personagem

    ResponderExcluir
  14. por que eu penso que Nelson Rodrigues tem algum envolvimento em Giselle? estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que NR deve ter também lido e se inspirado nos livros da Giselle e da Brigitte. Não sei qual o relacionamento dele com o Nasser o autor dos livros da Giselle ...

      Stanislaws

      Excluir
  15. "Porque não fazer uma nova edição dos livros?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, esta é uma boa pergunta. Provavelmente com a fechamento da Monterrey a questão deve ter ficado complicada em termos juridicos. Mas dado que este livros são de autoria do Nasser seria uma questão dos herdeiros da familia. Acho que seria um sucesso principalmente se chamassem o Benicio para fazer uma nova edição da Capa.

      Excluir
  16. Nossa! Que belo achado! Nos anos 70 eu lia desesperadamente os livros da Brigitte Monfort, de Lou Carrigan. Eu os adquiria em bancas de revistas, eram livros usados , que eu trocava da seguinte maneira, eu levava dois e pegava um...amava aquela leitura, o feitiço, as aventuras..foi bom ver que tem gente que ainda curte isso tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima eu tambem me lembro desta época de ouro dos bolsilivros quando se trocava dois usados por um novo ou usado. Acho que um dos motivos de eu gostar tanto de livros se deve a este mecanismo ...eu ia com meu avô, que era fã dos livro de faroeste (Stephania, Coyote, etc), nas bancas comprar e trocar os exemplares.

      Stanilaws

      Excluir
  17. No início da década passada, a Editora Monterrey lançou a comercialização eletrônica dos 4 livros originais da Giselle Montfort num único arquivo fornecido em formato .doc, e eu o comprei já que ná época os livros impressos já eram raros. Ao final das 162 páginas do e-book, lê-se o seguinte texto:

    ATENÇÃO LEITOR!!!
    Giselle, não morreu aqui fuzilada, como pensávamos! Chegaram às nossas mãos as Novíssimas Memórias da Espiã Nua que Abalou Paris! Em livros de bolso publicaremos, a seguir, o sensacional relato de suas anotações, encontradas no pós-guerra. Não perca os impressionantes episódios inéditos da superespiã, durante a maior de todas as guerras, nas aventuras das Segundas Memórias de Giselle. Peça hoje mesmo o seu livro nas bancas de jornais do Brasil ou procure-o diretamente com a EDITORA MONTERREY, por meio do reembolso postal do Correio. Reserve já seu exemplar de GISELLE, A espiã Nua que Abalou Paris, novamente em ação para a satisfação do público leitor e o seu prazer de ler!!! (Coleção "GISELLE" nº 1, Preço: R$ 3,00).

    Navegando pelo site do Lou Carrigan, tomei conhecimento do desafio que ele recebeu da Editora Monterrey para dar continuidade às estórias de Giselle (–Tú eres Lou Carrigan, ¿no? Pues demuéstranos una vez más tu talento: resucita a Giselle.) E, de fato, em 2001, ele havia enviado à Editora o equivalente a 4 novos livros de bolso e com os títulos GISELLE, MON AMOUR, UNA TUMBA EN VERSALLES, UN CUERPO SIN CORAZÓN, e OPERACIÓN EXTERMINIO.

    Devido ao falecimento prematuro do Diretor e herdeiro da Editora Monterrey, esses livros nunca chegaram a ser traduzidos e publicados no Brasil. No entanto, Lou Carrigan disponibilizou as versões originais em espanhol para venda no site http://lulu.com com o título geral GISELLE LA ESPÍA RESUCITADA para os 4 episódios.

    Estou lendo no momento o segundo episódio e a solução que o Lou Carrigan encontrou para a morte de Giselle é realmente surpreendente.

    ResponderExcluir
  18. A explicação da autoria dos livros de Giselle Montfort, tanto na época do Diario da Noite quanto depois qdo foi publicada em livro de bolso da Editora Monterrey pode ser vista no verbete sobre isso na Wikipedia, que está com artigo muito bom sobre o assunto O artigo da Brigitte Monfort tbém é muito bom. Vi lá há poucos instantes, vim pesquisar mais imagens na net e caí aqui.

    ResponderExcluir
  19. Caravaggio,

    muito boa a dica. Assim que tiver um tempo vou colocar os links na postagem.

    Sds bibliofilas

    Stanislaws

    ResponderExcluir
  20. não posso deixar de contar que meu nome se deu origem por causa desse livro,no qual minha mãe lia quando esta gravida de mim em 1988,

    ResponderExcluir
  21. eu quero muito ler esses livros mas nao encontro em nenhum lugar, minha mae me deu o mesmo nome por conta dessa historia, sera que

    ResponderExcluir
  22. Oi Giselle. No mercado livre e estante virtual costuma ter alguns volumes deste livros a venda. Faça a busca pelo autor (Lou Carrigan) ... conforme tem no post estes livros tem cerca de 500 historias com mais de 1000 edições no Brasil se voce computar as series vermelhas, azul (com cerca de 500 volumes cada) e as series verde e amarela. As edições de bolso eram feitas em papel de baixa qualidade e poucas sobreviveram até os dias de hoje. As da serie verde são em papel de melhor qualidade. Boa leitura Stanislaws Booker

    ResponderExcluir
  23. O Nelson Rodringues não tem nada a ver com Giselle. O David Nasser criou a Giselle apenas para competir com a Suzana Flag do Nelson, a principio eram apenas folhetins de jornais muito disputados

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir